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Escapamentos
Na maioria dos casos, a substituição do escapamento é recomendada quando ele apresenta problemas como trincas ou furos, devido à fadiga do material ou corrosão.
O problema pode ser percebido pelo aumento do nível de ruído ou das vibrações e batidas no fundo do carro (em função da quebra do escapamento).
Muitas vezes, pode ser necessário substituir apenas uma das peças do escapamento.
Mas antes disso, recomenda-se fazer uma boa análise do conjunto, pois em determinados casos, as outras peças podem estar avariadas, trincadas ou em elevado processo de corrosão.
Se isso não for verificado, em um curto período de tempo estas peças poderão quebrar ou desprender componentes internos, danificando inclusive a peça recém-substituída.
Arrancadas Bruscas
VOCÊ COSTUMA "ARRANCAR" ASSIM QUE O SEMÁFORO ABRE?
Arrancadas bruscas não gastam apenas gasolina.
Nestas arrancadas, coxins e câmbio são forçados e dependendo da arrancada podem até quebrar.
Lembrando-se ainda, que as engrenagens e juntas homocinéticas sofrem bastante com esse procedimento.
Guie de forma suave, é mais econômico e seguro.
Reforma de Rodas
Quando fazer?
Feita quando as rodas de liga leve sofrem avarias provocadas por esbarrões em guias e sarjetas, buracos, pedras ou mesmo acidentes de trânsito onde ocorra o desalinhamento das rodas.
A reforma de rodas permite retirar riscos, amassados e arranhões, além do serviço de centralização da roda através de serviço de tornearia.
Tipos de reforma;
- Decapamento: retirada das camadas anteriores de tinta, deixando a peça somente no alumínio;
- Desempeno: Centralização da roda, retirando os amassados e excentricidades;
- Pintura e envernizamento;
- Diamantação: espelhamento feito na superfície das rodas com um passe de torno utilizando ponta de diamante que em contato com o alumínio produz excelente efeito;
- Trabalhamos com máquinas específicas e profissionais capacitados para realizar todo o tipo de reparo necessário.
Efetuamos manutenção em todos os tipos de rodas esportivas e rodas de liga leve, consulte.
Balanceamento
O desequilíbrio das rodas e pneus é o principal causador de vibrações no volante, e o veículo como um todo, depende da grandeza do desequilíbrio do conjunto.
Isto é causado pelo fato que o pneu nunca tem uma distribuição de borrachas uniforme em sua circunferência bem como a roda também não tem uma distribuição uniforme, sendo assim o balanceamento é que compensa através de contra pesos (chumbo na roda) o equilíbrio do conjunto em rotação, evitando o desconforto das vibrações e desgaste prematuro dos pneus e componentes da suspensão.
Carro Engrenado
QUANDO ESTIVER PARADO NO FAROL, NÃO DEIXE O CARRO ENGRENADO
Quando o semáforo está fechado, muita gente acaba mantendo o carro engatado e, consequentemente, o pedal de embreagem acionado.
Este hábito provoca desgaste acentuado no sistema, deixando desgastado prematuramente o conjunto de embreagem.
Portanto, desengate o carro, puxe o freio de mão e aproveite para relaxar um pouco!
Alinhamento
Alinhamento de direção é o ajuste da posição das rodas na suspensão para garantir conforto, segurança e estabilidade ao dirigir, evitando que o veículo puxe a direção para um dos lados, e que haja desgaste irregular ou prematuro dos pneus.
Os ângulos são desregulados toda vez que há choques com guias, quedas em buracos, ou lombadas em altas velocidades, dessa forma é recomendável a verificação do alinhamento de rodas, sendo os ajustes feitos sempre de acordo com a determinação do fabricante do veículo.
Última Acelerada
Na verdade, esse hábito era comum nos carros antigos com motor de dois tempos onde o óleo era misturado à gasolina para lubrificação do motor, esse procedimento existia para deixar as paredes dos cilindros com gasolina e óleo, para que na próxima partida o motor não girasse a "seco".
Porém, com a chegada dos motores atuais de quatro tempos, tanto carburados como injetados, esse procedimento causa o efeito contrário.
Ocorre que o combustível que é enviado para a câmara de combustão não vai ser queimado, já que a ignição vai ser desligada e o combustível não queimado vai "lavar" a parede do cilindro (retirando o óleo), fazendo com que na próxima partida o motor comece a funcionar sem lubrificação adequada, além de aumentar o consumo de combustível.
Lava-Rápido
CUIDADO COM OS LAVA-RÁPIDOS!
Fique atento quando lavar seu carro em postos ou lava-rápidos (verifique os locais de sua confiança!) que utilizem desengraxantes na limpeza das rodas.
Acontece que esses produtos contém formulas extra-fortes (muitas vezes, as mesmas utilizadas na limpeza de baús de alumínio de caminhões) e acabam removendo não só a sujeira como também o verniz e a pintura das rodas, causando grandes danos.
O ideal é limpá-las com sabão neutro e água, ou no máximo, utilizar um detergente doméstico.
Mecânica
Se o motor tiver velas que já não funcionam bem, desregulagem no sistema de injeção de combustível ou mau funcionamento na exaustão de gases, você estará jogando fora 15% ou mais de seu combustível.
Se os pneus estiverem abaixo de sua calibragem recomendada pelo fabricante, eles trarão mais resistência para rodar e você estará perdendo (além dos pneus) 5% do combustível.
Se as rodas estiverem fora de alinhamento, você estará perdendo (além dos pneus) pelo menos 2% do combustível.
Bateria
Não desligar os terminais com o motor funcionando.
Não recarregar a bateria sem desligar os terminais.
Quando for carregar a bateria com um carregador, respeite as instruções do fabricante de carregador de baterias, desligue a bateria começando pelo terminal (-), ao voltar a ligar começar pelo terminal (+) e verificar que os terminais da bateria e as respectivas braçadeiras estão limpos.
Se estiverem com uma massa branca ou esverdeada, é importante limpá-los.
A alimentação elétrica permanente é necessária para abastecer os sistemas eletrônicos.
Depois de ter desligado e re-ligado a bateria, ligue a chave e espere 15/20 segundos antes de virar o motor de arranque.
Fazer uma "chupeta", colocar o motor para funcionar partindo de uma bateria auxiliar, ligar o cabo vermelho aos terminais (+) das duas baterias, ligar uma das extremidades do outro cabo (preto) ao terminal (-) da bateria auxiliar, ligar a outra extremidade do cabo a um ponto da massa do veiculo avariado o mais longe possível da bateria, ligar a outra extremidade do cabo a um ponto da massa do veiculo avariado o mais longe possível da bateria, acionar o motor e deixar trabalhar e espere voltar a marcha lenta e desligue os cabos.
Esquentar Carro a Álcool?
Basta você sair com o veículo de maneira "tranquila", sem forçar o motor, até que a temperatura esteja normal para que o câmbio e demais peças de transmissão e componentes de lubrificação, freios, etc., atinjam a temperatura ideal de funcionamento em conjunto com o motor.
Suspensão
Freios
O sistema de freios, é um dos elementos mais importantes na mecânica dos automóveis, pois trata-se de um componente de segurança.
São projetados, desenhados e dimensionados, com o objetivo de manter a capacidade de desaceleração do veículo consideravelmente maior que sua capacidade de aceleração.
Composto por um disco ou por um tambor, ou ainda pelos dois, o sistema cumpre sua função pressionando as peças contra a roda, impedindo o movimento da mesma.
O primeiro sistema é composto por duas pastilhas, que prendem um disco que acompanha o movimento da roda, enquanto o segundo, através de uma pressão aplicada por lonas colocadas dentro do tambor, faz com que a roda pare.
A maior parte dos carros desenvolvidos atualmente possui um sistema misto, composto por dois discos, à frente, e dois tambores atrás.
Alguns possuem discos nas quatro rodas, o que aumenta significativamente a estabilidade na frenagem.
Um dos principais fatores que ajudam a uma melhor performance dos freios é a utilização de um fluído de lubrificação adequado e a correta manutenção dos discos, pastilhas, lonas e tambores.
O tambor é uma das partes do sistema, responsável pela dissipação por energia térmica, gerada durante a frenagem.
A correta dissipação da energia permite que o sistema não sofra sobreaquecimento e melhora a sua capacidade de realizar tal transformação.
O Motor do Carro parou?
O MOTOR DO CARRO "MORREU" DE REPENTE?
A primeira verificação a ser feita é no nível de combustível no tanque.
Se realmente o ponteiro estiver lá em baixo, não fique tentando dar partida no carro sem gasolina repetidas vezes, porque se a bomba elétrica funcionar "seca" por muito tempo pode pifar.
Lubrificantes
À medida que se utiliza um veículo, a quantidade de contaminantes no óleo vai aumentando.
Como os produtos da combustão são formados continuamente, e, consequentemente, absorvidos pelo óleo, torna-se cada vez mais difícil para o óleo proteger e lubrificar o motor.
Por outro lado, os aditivos, como por exemplo, os que dispersam os materiais formadores de borra e evitam a ferrugem e a corrosão, se esgotam enquanto cumprem suas funções.
Quando esse esgotamento dos aditivos atinge determinado ponto, o óleo não consegue mais fazer o seu trabalho.
Siga as recomendações do Manual do Proprietário do fabricante do seu veículo.
No entanto, cada troca de óleo pode variar de acordo com as condições de uso do veículo.
Se você roda pouco com o seu carro, é recomendável que o óleo seja trocado a cada seis meses.
Mas se você enfrenta constantemente congestionamentos e estradas poeirentas, as trocas devem ser feitas com mais frequência.
Quando o nível do óleo estiver próximo ou abaixo da marca de mínimo da vareta, mesmo se não estiver na data de troca.
Mas cuidado: A reposição constante pode indicar existência de vazamentos ou desgaste excessivo dos componentes móveis do motor.
Uma boa dica é trocar o filtro de óleo sempre que trocar o óleo.
Mesmo que seja utilizado um filtro de qualidade, e limpo, e o mesmo seja eficaz na remoção de abrasivos do óleo, ele não será capaz de filtrar o óleo diluído por combustível, água ou outras fontes de contaminação líquida, que são fatores que contribuem para a degradação do óleo.
O óleo e os filtros (de ar, óleo e combustível) precisam, então, serem trocados em intervalos adequados recomendados pelo manual de seu veículo.
Consulte-o sempre.
Economize Combustível
É melhor começar a andar devagar, ir acelerando progressivamente sem exigir grande potência do motor nos primeiros metros.
No trânsito, mantenha-se o máximo possível nas marchas mais altas sem no entanto forçar o motor e deixá-lo dar trancos.
Ande em velocidade regular, sem grandes freiadas ou acelerações repentinas (que consomem muito combustível).
Velocidade, o consumo aumenta muito em velocidades altas, em alguns motores entre 100 e 130 o consumo aumenta 25%.
Estacionando, nunca acelere antes de desligar a ignição.
Gasolina, utilizar sempre gasolina sem chumbo.
Evitar Cargas e colocar bagagens sobre o teto, se for a única solução, equilibre a carga para que seja a menos volumosa possível.
Não esquecer cargas inúteis dentro do veículo (evite o aumento de peso desnecessário).
Arrancadas fortes e grandes freadas:
fazer um esforço desnecessário para chegar a uma velocidade que não será aproveitada exigindo logo a seguir outro esforço ainda maior de freiada, é o mais puro desperdício de combustível.